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A BARNEYS é uma verdadeira instituição da cidade de Nova York. Adorada pelo público descolado que não abre mão de marcas de luxo, é uma das mais famosas e fashions lojas de departamento dos Estados Unidos. Famosa por suas impecáveis e ousadas vitrines, além dos toldos vermelhos, reconhecidos a distância, rede vende desde coleções de jovens estilistas a linhas secundárias de nomes badalados da moda como Marc Jacobs e Theory.
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A história
A história da tradicional rede começou em 1923 quando Barney Pressman inaugurou uma pequena loja de roupas masculinas chamada Barney's Clothes com apenas US$ 500, provenientes da penhora de um anel de sua mulher. O pequeno espaço de apenas 46 m2, localizado na esquina da Madison Avenue com a 61st Street em Manhattan, vendia roupas masculinas de 40 grandes marcas americanas, utilizando o slogan “No Bunk, No Junk, No Imitations”. As peças, vendidas a preços em conta, eram adquiridas em liquidações, queima de estoques e outlets, além de exemplares de mostruários. Para atrair a clientela o perspicaz comerciante oferecia estacionamento e ajustes nas peças de roupas completamente grátis. Com o sucesso e crescimento do negócio, mais três andares foram adicionados a loja em 1934. Desde essa época a BARNEYS passou a ser considerada um ponto de referencia, no quesito sofisticação, em seu segmento.
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O comerciante utilizava ações agressivas para época com intuito de atrair consumidores: patrocinava programas de rádio exclusivamente voltados para homens com o famoso slogan “Calling All Men to Barney's”, colocava mulheres vestidas apenas com barris para distribuir caixinhas de fósforos com o nome e endereço da loja, e chegava a alugar barcos para transportar até 2.000 consumidores de Long Island para Manhattan. Até a década de 60 a loja era conhecida por vender mercadorias masculinas a preços competitivos. Porém, a partir de 1964, a loja começou a oferecer mercadorias de alta qualidade e preços elevados. Era o início da BARNEYS, luxuosa e chique, dos dias de hoje. -
- - A década de 70 foi marcada pela expansão do espaço físico da loja, que se tornou enorme. Foi também nesta década que a loja passou a vender mercadorias de luxo de estilistas europeus como Bill Blass, Pierre Cardin, Christian Dior e Hubert de Givenchy. Também foi a primeira loja americana a oferecer a coleção completa de Giorgio Armani através de um contrato de exclusividade assinado em 1976. Foi também neste ano que a loja começou a oferecer roupas e acessórios de mais de 20 grandes estilistas para o público feminino. No ano seguinte a loja passou a contar com departamentos que vendiam utensílios para casa, cosméticos e presentes em geral. Nesta época, o restaurante interno da loja, chamado The Pub, foi renomeado The Cafe, e passou a oferecer um cardápio mais sofisticado. No final desta década, em 1979, a apóstrofe do nome BARNEYS foi retirada e se tornou oficial em 1981. - - Finalmente, em 1986, em um espaço adjacente a loja, o novo departamento feminino com 6.500 m2 foi inaugurado, contendo também um salão de beleza, antiquário, seção de presentes e um restaurante. Dois anos depois a empresa inaugurou uma loja masculina de 930 m2 no Distrito Financeiro da cidade. Foi nesta época que a BARNEYS começou a inaugurar outras lojas fora de Manhattan, incluindo a primeira unidade internacional, localizada no Japão, em 1990; além de inaugurar lojas regionais com tamanho menor, lojas de descontos (chamadas Outlets) e a rede CO-OP BARNEYS NEW YORK, lojas que vendem roupas mais descoladas e casuais para um público mais jovem em um ambiente mais descontraído e preços mais acessíveis.
- - A BARNEYS foi comprada em 2004 pelo Jones Apparel Group por aproximadamente US$ 400 milhões, que subseqüentemente abriu novas lojas pelos Estados Unidos. Em junho de 2007 a rede de lojas de departamento de luxo foi vendida novamente por U$ 942 milhões para Istithmar (que significa investimento, em árabe), uma empresa de investimento privada estabelecida três anos atrás, que pertence ao governo de Dubai. Os novos proprietários pretendem continuar aproveitando as oportunidades de crescimento da rede, sem mudanças radicais nas estratégias de negócios da empresa. Desde o início do novo milênio, o mercado de luxo tem se tornado mais importante, assim como a performance da marca em si, que possui um potencial internacional. A empresa já tem operações licenciadas no Japão e com a venda da BARNEYS para um investidor como o Istithmar, a expansão para a Europa e o leste asiático parece ser o próximo passo.
- - A linha do tempo 1990 ● Inauguração da BARNEYS NEW YORK em Tóquio no bairro de Shinjuku. 1992 ● Inauguração da BARNEYS NEW YORK na cidade de Chicago.
1993
● Inauguração da BARNEYS NEW YORK em Yokohama no Japão.
1994
● Inauguração da BARNEYS NEW YORK, com 11.000 m2, na cidade de Beverly Hills na Califórnia. 2004 ● Inauguração da BARNEYS NEW YORK na cidade de Boston. 2006 ● Inauguração da BARNEYS NEW YORK na cidade de Dallas. 2007 ● Inauguração da BARNEYS NEW YORK na cidade de San Francisco.
● Inauguração da BARNEYS NEW YORK em Tóquio no descolado bairro de Ginza. 2008 ● Inauguração da BARNEYS NEW YORK na cidade de Las Vegas.
- - O templo
Sua principal e mais conhecida loja, localizada no número 660 da Madison Avenue, região de Upper East Side, em Manhattan, se tornou a única loja de departamentos, que mais parece uma butique, onde se misturam o estilo clássico e o avant garde. Além de representar um dos maiores templos do consumo, a BARNEYS NEW YOYK é uma instituição que é a cara de Manhattan com suas famosas vitrines, e um império de luxo e marcas famosas. A BARNEYS é muito conhecida por ser o ponto de encontro entre os mais clássicos nova-iorquinos do Upper East Side com a elite do mundo fashion do Downtown, exibindo peças de marcas cultuadas como Proenza Schouler, Miu Miu, Marc Jacobs, Comme des Garçons, Balenciaga e Prada. Nove andares (22.000 m2) que incluem terraço, bar, restaurante (chamado Fred’s, que possui um cardápio nota 10, além de uma das melhores pizzas da cidade), SPA (Chantecaille Energy Spa), seção de cosméticos, acessórios, utensílios para a cozinha e o lar, móveis, sapatos e ate alianças de casamento, que segundo diz a crítica, são os mais elegantes e inovadores de toda Big Apple.
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Dados corporativos ● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1923
● Fundador: Barney Pressman
● Sede mundial: New York City, New York ● Proprietário da marca: Istithmar PJSC (governo do Dubai)
● Capital aberto: Não
● Chairman: Ahmed bin Sulayem ● CEO: Andy Watson ● Faturamento: US$ 105 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado ● Lojas: 45
● Presença global: 2 países ● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 2.200 ● Segmento: Lojas de departamento ● Principais produtos: Roupas, acessórios, cosméticos, móveis ● Ícones: Os tradicionais toldos vermelhos de suas lojas
● Website: www.barneys.com
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